O mercado de hardware de videogames pode estar prestes a passar por sua transformação mais radical desde a chegada do mercado digital. Shuhei Yoshida, ex-presidente da PlayStation Studios, acendeu o debate sobre o futuro da Microsoft no setor de jogos ao sugerir que a marca XBOX pode deixar de existir como uma plataforma de console independente.
Em uma publicação na rede social X, o icônico ex-executivo da Sony disparou que o XBOX vai se dissolver no Windows, apontando que essa transição representa, na verdade, a maior força da Microsoft no mercado. A declaração ecoa em um momento sensível para a gigante de Redmond, que enfrenta forte pressão por rentabilidade, reestruturações internas com demissões e questionamentos contínuos sobre a sustentabilidade de seus aparelhos.
Manter a divisão de hardware dedicada competitiva tornou-se um desafio complexo para a Microsoft. A indústria global de tecnologia lida com a escalada nos preços de componentes eletrônicos essenciais, custos elevados na fabricação de semicondutores avançados e uma severa crise de escassez no mercado de memórias.
